Acompanhando voz : analisando “Your Song” (Elton John)
Publicado por Denise Ogata em
"Your song" (Elton John) : uma análise sobre o arranjo
Acompanhar voz pode ser uma grande desafio, pois não temos mais melodia na mão direita.
A voz pode ser de alguém que está cantando ou de si mesmo, ou seja, fazendo um auto-acompanhamento.
Para entender como é o arranjo no piano, trouxe uma análise do acompanhamento de “Your Song” (Elton John), já que Elton John é um dos melhores exemplos de pianista cantor e um dos artistas mais pedidos pelos fãs de piano .
O foco desta análise está voltado para as inversões dos acordes, ou seja, quais e como foram usados os acordes nas progressões e os preenchimentos melódicos, que são notas inseridas entre os acordes, que complementam a harmonia, ornamentam e preenchem espaços.
É importante deixar claro aqui que as notas e posições dos acordes dos exemplos não são transcrições exatas, o intuito é trazer a referência e demonstrar o mais próximo do que foi feito na versão do artista.
Características gerais de "Your Song"
A tonalidade original é Mi bemol e para esta análise foi transposta para Mi maior.
Partes da música : introdução, parte A e B (a parte B em pré-refrão e refrão).
O gênero é Balada e o compasso quaternário.
Lembrando que a versão usada como referência é uma performance ao vivo (link na descrição do vídeo).
Sobre as inversões dos acordes
Neste tipo de acompanhamento os acordes são usados na mão direita e a esquerda faz as tônicas e aberturas, além de outras possibilidades para marcar o baixo.
Em “Your Song” temos tríades e tétrades, várias inversões de acordes, com baixos descendentes e também fixos (o chamado “baixo pedal”, sempre na mesma nota).
Este é um ponto importante quando estamos acompanhando voz, pois é preciso, de modo geral, um encaminhamento mais suave, já que o destaque é para a melodia da voz.
Além disso, se você está cantando e tocando, fica bem mais difícil saltando de um acorde para outro, não é mesmo?
Veja o exemplo da introdução : inversões nos acordes de E (2a inversão) , A (1a inversão) e o baixo se mantém na nota Mi .
Atenção : mesmo que o baixo está em Mi, considere as inversões para a mão direita nesta análise.
Um exemplo de preenchimento
São vários os locais em que ocorrem os preenchimentos melódicos, já que neste gênero, em que o andamento é mais lento, às vezes entre um acorde e outro fica mais interessante usá-los.
Veja o exemplo abaixo quando entra a voz : o acorde é executado em blocos e em seguida, o preenchimento segue com as notas do acorde.
Assista ao vídeo para ver o exemplo tocado e demais partes comentadas :
E o ritmo? Como saber qual ritmo usar e como fazer este preenchimentos
Tendo visto as posições, determinado os locais dos acordes, como saber qual ritmo usar no acompanhamento?
São inúmeras as formas que você pode colocar os acordes no tempo e distribuir as notas, ou seja, você pode tocar os acordes em blocos marcando cada tempo, ou misturar com arpejos, quebrar, abrir os acordes, usar pontos alongando o tempo, etc.
Assim como os acordes, os preenchimentos podem ocorrer de várias maneiras, usando ou não notas da tonalidade, com durações diversas.
Para você aprender tudo isso, agora que você já alguns exemplos destes conceitos na “Your Song”, vai ficar muito mais fácil continuar a ver sobre este exemplo e incluir outras progressões.
No módulo avulso “Acompanhando Voz” (um módulo extra do Curso Básico de Arranjo e Composição ao Piano) você verá a continuidade desta aula do vídeo, com mais detalhes, com outras progressões de exemplo e ainda vai aprender sobre os acordes de passagem. Veja mais informações clicando AQUI ou na foto:
Conclusão
Para acompanhar algum cantor (a) ou a si mesmo cantando, vimos com o exemplo de “Your Song” que o uso de inversões, mantendo um encadeamento suave e preenchimentos melódicos usando notas do acorde, forma um arranjo diversificado e que pode servir de base para muitos outros do mesmo gênero musical.
E se você quiser avançar e saber mais sobre o assunto, se inscreva para adquirir o Módulo Avulso Acompanhando Voz : orientações para tocar balada pop.
Até a próxima!
2 comentários
Paulo César Vieira Lara · 09/04/2023 às 20:44
Em compor
Denise Ogata · 10/04/2023 às 10:28
Olá Paulo! Obrigada pelo comentário! Gostaria de saber mais sobre o que você quer compor, seus interesses e objetivos na música, então, escreva para contato@ideiamusical.com para conversamos melhor. Fico no aguardo, até mais!