Mudança de melodia em modo maior para menor
Mudança de modo maior para modo menor
No artigo anterior, mostrei como mudar de gênero musical para outro, usando a melodia da canção “Peixe-vivo” e apresentei sugestões para acompanhar esta melodia.
Com a mesma melodia de exemplo (“Peixe-vivo”), agora a mudança ocorrerá no MODO: do MAIOR para o MENOR. Mas como fazer?
Primeiro, a tonalidade MAIOR em que você irá trabalhar tem que estar bem definida e, consequentemente, o campo harmônico correspondente.
Sem dúvida, é fundamental saber quais são os acordes que fazem parte do campo harmônico escolhido.
Depois, opte se irá usar a tonalidade correspondente a RELATIVA MENOR da tonalidade MAIOR ou a tonalidade com o mesmo nome, mas na sua VERSÃO MENOR.
Assim, se você está em Dó maior, precisa escolher se vai usar a relativa MENOR de Dó maior, que é o Lá menor ou se vai usar Dó menor (que tem o mesmo nome, mas no MODO menor).
No caso da relativa, deve-se manter a mesma armadura de clave: todos os acidentes da escala MAIOR são mantidos na escala MENOR. (Assista ao vídeo para ver o exemplo na composição de Vivaldi).
Neste exemplo da melodia de Peixe-vivo”, que estava em Dó maior, fiz a mudança para Dó menor e, por isso, a armadura de clave agora passou a ter 3 bemóis: sib, mib e láb.
Substitua os acordes correspondentes em seus graus (conforme o campo harmônico), deixando preferencialmente o V grau como acorde maior, para estabelecer sua função de dominante.
Veja os acordes usuais do campo harmônico menor utilizado
Lembrando que conhecer o campo harmônico das tonalidades utilizadas, quais os acordes de cada campo (maior e menor), os graus e as suas funções principais, ou seja, a tônica, subdominante e dominante (I, IV e V graus respectivamente) fornece uma boa base não só para este exercício, mas para outras práticas de harmonia!
Mudança na métrica e no ritmo
Aproveitando a mudança de MODO, também fiz a alteração na métrica e no ritmo. De compasso binário passou para quaternário e o acompanhamento ficou no padrão de Baixo d’Alberti (ou seja, em acordes quebrados com as notas sendo tocadas alternadas). Fiz uma variação na melodia também, adicionando o staccato:
No outro trecho usei no acompanhamento os acordes quebrados :
Dicas
- Comece com melodias simples
- Trabalhe com melodias e acordes que definem a harmonia, identifique os graus usados
- Busque clareza nas mudanças harmônicas, principalmente quanto ao uso da tônica e da dominante
Conclusão
Este pode ser um bom exercício para treinar variação de melodia, uso de acordes, exploração do campo harmônico e claro, para estimular a criatividade!
Como sempre, experimente, teste, escute, repita e pratique bastante!
Assista ao vídeo e confira como soa esta transformação :
Por enquanto é isso!
Até a próxima!
Imagem de Speedy McVroom por Pixabay
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