Compondo uma música

Publicado por Denise Ogata em

Para inaugurar o blog, dicas básicas para  transformar suas IDEIAS em MÚSICA!

 

1. Faça um esboço  

É muito bom quando nos empolgamos com tantas ideias, tantas possibilidades e caminhos a seguir na hora de compor uma música. Às vezes, porém, esta avalanche pode virar uma confusão e as ideias se misturam tanto que acabam se perdendo ou até sendo esquecidas com o tempo.

Por isso, é essencial começar fazendo um esboço, ou seja, um rascunho, um esquema para você tê-la como guia da sua ideia central e inicial, para depois seguir com o desenvolvimento desta ideia.

Pode ser também que você já tenha um nome para a música, um tema, uma história…enfim, se existe algo que se destaca como o carro chefe da sua composição, é muito importante registrar e fazer todas as anotações sobre o que você imaginou, para que nada seja perdido.

2. Defina partes da música  

Para que você possa começar a composição de maneira que tudo se encaixe bem, ou melhor,  para que tudo venha a se transformar em música com começo, meio e fim, é preciso previamente, organizar estas ideias.

Divida em partes, estabeleça uma estrutura para a sua música, por exemplo, “parte A, parte B, refrão, retorno da parte A etc”, mesmo que depois você queira alterá-la.

Isto ajuda a dar uma forma inicial à música e a não se perder no processo de criação. Assim, você poderá se organizar melhor, já que vai trabalhando por partes, definindo o que você finalizou, o que vai repetir, o que será modificado ou acrescentado.

  3. Mantenha a continuidade 

Se você já tem as partes ou pelo menos alguma parte bem clara da música definidas na sua cabeça, procure realizar seu trabalho, pouco a pouco e com uma frequência quase que diária.

Isto porque esta dedicação, além de agilizar o processo, mantém o fluxo do seu raciocínio sobre aquela ideia inicial e, se aparecerem problemas, por exemplo, algum trecho da música que não está seguindo como desejado, no dia seguinte você poderá retrabalhar e no outro dia novamente, e no outro também,  até que os ajustes sejam completamente feitos.

Sem dúvida, há situações em que se distanciar um pouco da composição ajuda a refrescar as ideias!

Mas a  sugestão aqui é para que o tempo seja bem aproveitado e que  todo o processo siga de uma vez só, até finalizar a música.

  4. Divirta-se na criação

A ansiedade e o stress podem bloquear a criatividade! Todo o processo da composição, de estudo e de tentativa e erro, podem gerar certa angústia e desânimo, mas os altos e baixos fazem parte da nossa vida….então, encare-os como momentos, como pontos de aprendizagem e siga em frente!

Curtir o passo-a-passo, comemorar os pequenos resultados, mesmo com as dificuldades, é fundamental para chegar até o final e para que a música reflita o melhor da sua produção.

 

 Pronto!

Agora com essas dicas básicas, espero que você possa colocar todas as suas ideias musicais em prática e produzir com sucesso suas composições!       

 

Tem alguma outra dica do assunto para compartilhar ?

 

Deixe seu comentário!

 

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial