Crie sua música : comece construindo uma frase musical
Vamos falar sobre a frase musical
Para começar, o que é uma frase musical?
Escolhi algumas definições para termos uma base:
“unidade musical com sentido de conclusão” ( MED, 1996:335); “algo que se pode cantar de uma só vez, em que há uma pontuação no final, como uma vírgula” (SCHOENBERG, 2008: 29).
Nestas definições já podemos ver algo que se assemelha aos tópicos da Gramática, não é mesmo?
Por isso, explico aos alunos para pensarem na frase musical como uma frase que dizemos quando estamos contando algo, com começo, meio e fim e que pode ser, por exemplo, na forma de uma pergunta, de afirmação, de exclamação.
No contexto musical, a frase é geralmente indicada por uma linha curva que delimita toda a sua extensão e, por conseguinte, o seu início e o seu fim.
Quando a música possui letra, como no caso da canção, fica ainda mais evidente entendermos a frase, já que temos a letra em cima da melodia. Veja o exemplo da frase da música “Peixe-vivo” :
“co -mo po-deum pei – xe vi- vo vi – ver fo – ra d’á- gua fri – a?”

Frase musical de “Peixe-vivo”
Vamos ver agora alguns pontos que poderão ajudar antes de começar a compor as frases.
Desenho da frase
O desenho da frase se configura de acordo com o movimento das alturas e suas durações. Elas podem ser ascendentes, descendentes, em arco, com formato ondulado, zigue-zague, reto, etc.
Estas classificações resultam do movimento realizado pelas notas: subindo, descendo, subindo e descendo de um ponto ao outro (como um arco), ou com uma certa regularidade suave (como uma onda) ou bruscamente do grave para o agudo e vice-versa (como um zigue-zague), entre outros.
Então, antes de escrever a frase, imaginar e desenhar este movimento pode auxiliar o começo da composição, pois você já terá o esboço de um caminho a seguir.
Tamanho da frase
Outro ponto relevante é determinar qual será o tamanho das frases, em termos de quantidade de compassos.
Definir previamente a extensão das frases pode facilitar a escrita. Por exemplo, deixar 4 compassos para pergunta e 4 para resposta ou 2 compassos para cada frase, delimita o espaço em que temos que colocar as notas e assim, permite encaixar a duração das figuras musicais sem se perder e/ou alongar demais uma melodia.
Em contrapartida, esta definição pode limitar e/ou dificultar a criatividade…neste caso, minha sugestão é deixar fluir…apenas transfira o som imaginado para o papel e depois organize as figuras e o ritmo resultante.
Agora, vamos soltar a imaginação e colocar a criatividade em prática!
Imagine uma pergunta, por exemplo, “o que você estudou na escola hoje?” e depois, formule a resposta que poderia ser “eu estudei sobre os planetas e sobre as estrelas”.
Trazendo para as notas musicais, imagine esta pergunta usando as alturas (dó, ré, mi ,fá, sol, lá, si) e construa um ritmo, ou seja, coloque a duração das notas e suas pausas dentro de uma contagem binária, ternária, quaternária.
Quais notas? Qual ritmo?
Certo, mas você poderia me perguntar: ok, quais notas usar? quais escalas? e o tempo? como começo o ritmo?
Se você já tiver conhecimento sobre harmonia, então já poderá escolher qual tonalidade, qual campo harmônico, modo ou quais coleções de notas usar.
Caso você ainda não tenha definido e/ou não tenha conhecimento de harmonia, comece então cantando e/ou tocando no instrumento só com notas para você praticar o conceito da frase e entender o que foi explicado aqui.
A partir disso, escreva a duração de cada nota e distribua estas notas em uma contagem definida por compasso ( em 2, 3 ou 4 tempos, por exemplo) para poder encaixar no tempo.
Se tiver também um ritmo já definido na cabeça, é só colocar as notas no tempo dentro de cada compasso, ajustando as durações das figuras musicais (semibreve, mínima, semínima, etc e suas pausas).
Uma dica: para começar, use figuras musicais simples (e conhecidas por você) e se quiser imprimir mais movimento use notas pontuadas, ligaduras e pausas.
Exemplo :
A pergunta : 4 compassos, figuras musicais sem pontos e/ou ligaduras, numa frase ascendente, com notas da escala de dó maior
A resposta : 4 compassos, figuras musicais sem pontos e/ou ligaduras, numa frase descendente, com notas da escala de dó maior
Um outro ponto interessante é estabelecer as características das frases de pergunta e resposta antes de criá-las.
Elas podem ser similares, ou seja, ter um mesmo ritmo só que com notas diferentes; ou podem ser contrastantes; ou ter movimentos opostos, como o exemplo, uma frase subindo e a outra descendo, entre outras possibilidades.
Até agora, então, vimos que determinar o tamanho, o desenho, as características das frases (além das definições de harmonia e ritmo) são algumas das “ferramentas” que podemos utilizar antes de começar a compor e que podem ajudar a traçar o início de uma música.
E o que vem depois?
Depois disso, você pode formular outras perguntas. Voltando ao nosso exemplo, seria como aprofundar o assunto: “que planetas você estudou?” “que informações você viu sobre as estrelas?”….e, com isso, formular mais respostas e quem sabe, gerar um texto inteiro!
Da mesma forma, no campo da música, adicionando outras perguntas e respostas e organizando todas as frases de maneira coerente e harmônica, podemos construir uma composição completa.
Conclusão
Conhecer e estudar as definições das frases musicais e suas características pode ajudar no início da composição.
Há muito mais conteúdo para se aprofundar, mas acredito que compreendendo as dicas e explicações demonstradas neste artigo, você terá mais recursos na hora de criar sua música.
Sempre digo que é preciso testar, tentar e, a partir disso, perceber se é necessário buscar mais estudos sobre o assunto ou apenas aprimorar tudo o que você já sabe.
Então, vamos à prática!
Até a próxima!
Referências bibliográficas
MED, Bohumil. Teoria da música. Musimed, Brasília, DF, 1996.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Edusp, SP, 2008.
Imagem de Michael Schwarzenberger por Pixabay