Como tocar acompanhamento de melodia cifrada #1
Publicado por Denise Ogata em
Iniciando o acompanhamento de melodia com acordes fechados
Para quem está começando este tipo de leitura ou quem está acostumado (a) a ler somente a clave de fá, pode ser bastante difícil posicionar e saber o exatamente o que fazer na mão esquerda quando só aparecem as letras das cifras .
Assim, resolvi fazer um vídeo de introdução ao assunto com exemplos de melodias de “Terezinha de Jesus” (cantiga popular) e “Some of these days” (S.Brooks) para mostrar como iniciar esta prática no piano.
Quanto tempo dura o acorde? Em qual tempo do compasso colocar o acorde? Que direção e local seguir na mão esquerda? Vamos ver estas questões com os exemplos a seguir.
Sobre os acordes fechados
Importante dizer que este início é feito com os acordes fechados, ou chamados em bloco. Neste tipo de acorde, as notas de uma tríade, por exemplo, são realizadas na sua ordem, sem “pular” nenhum nota.
Se estivermos em Am (lá menor), a posição fundamental fechada é Lá-Dó-Mi; no caso do aberto, poderia ser Lá-Mi-Dó (“jogando” o Dó uma oitava acima). Também é possível tocar a nota “jogada” na mão direita :
Primeiros passos :
1. Tenha os acordes memorizados ou anotados : saber quais notas formam os acordes é essencial para que não haja dúvida na hora de tocar.
2. Defina qual oitava iniciar: o primeiro acorde será seu ponto de partida.
DICA : não faça os acordes completos na região muito grave (na oitava abaixo do dó central); as terças juntas não soam bem, o som não fica claro.
3. Toque os acordes no primeiro tempo de cada compasso.
4. Segure cada acorde de acordo com o tempo total do compasso. Se houver 1 acorde por compasso, em compasso ternário cada acorde irá durar 3 tempos, em quaternário, 4 tempos compasso e assim por diante.
Veja os pontos onde os acordes devem ser tocados pela indicação das setas:
Indo de um acorde para outro
Quanto a troca dos acordes, isto é, quanto à direção a seguir de um acorde para outro, é importante se atentar para a sonoridade (como dito acima, evitar a região muito grave) e para a distância do acorde e a nota da melodia .
Tocar acordes muito próximos da melodia pode fazer perder a “profundidade”, ou seja, a base grave que o acorde iria proporcionar. Além disso, deve-se ficar atento (a) para que a melodia não cruze com as notas do acorde ou ocorra um choque entre as notas.
Então, se o objetivo for destacar a melodia da harmonia, respeitar a distância e a clareza do som é o melhor caminho.
OBSERVAÇÃO: se for a intenção de quem está tocando obter uma sonoridade mais aguda do acorde ou que haja cruzamento ou mesmo a colisão das notas, tudo bem, não é uma lei!
Abaixo as setas indicam os pontos escolhidos de subida e descida dos acordes :
Conclusão e o que mais?
Concluindo, para começar este tipo de leitura, memorize ou tenha em mãos os acordes que irá tocar, atente-se à região do acorde, à distância da melodia e ao tempo, tocando no primeiro tempo e mantendo o acorde em toda a duração de cada compasso.
Como próximos passos, vamos variar o acompanhamento, mudando a duração dos acordes (ou seja, mudando o ritmo), a ordem e a distribuição das notas (usando por exemplo arpejos, acordes quebrados e abertos).
Então, há muita coisa a ser vista, continue acompanhando!
Até breve!
Baixe as partituras dos exemplos e faça este treino : CLIQUE AQUI
Assista também o vídeo para ver os exemplos completos e tocados no piano :
Imagem da capa : Pixabay
0 comentário