Arranjo de “Lanterna dos afogados” (H.Vianna) parte 2
Publicado por Denise Ogata em
"Lanterna dos afogados" (H.Vianna) : arranjo para piano_parte 2
Nesta parte 2 do arranjo para piano da “Lanterna dos afogados”, composição de Herbert Vianna, veremos o uso focado nas tétrades, tendo como referência os acompanhamentos feitos na guitarra e no próprio teclado.
Então, vamos trabalhar o arranjo do som da banda (da faixa original dos Paralamas do Sucesso) para o piano solo.
Introdução
Assim como foi feito no post e mostrado no vídeo parte 1, a melodia de piano que é feita na introdução foi arranjada com poucas mudanças na mão direita.
Na mão esquerda, o arpejo da tétrade segura a última nota :
O final da introdução só acompanha com mínimas, marcando o primeiro e terceiro tempos e sem a 7a, ou seja, aqui é enfatizada a tríade de Fá maior, sem a sonoridade de uma 7a maior.
Canto : melodia da voz
Quando entra a voz, a melodia da mão direita desce para a região média e a mão esquerda faz o arpejo da mesma forma que a introdução, mas inclui a tétrade em blocos na última colcheia.
É preciso ficar atento quando fizer os acordes em bloco para escolher a região tocada, pois no grave o som não tem tanta nitidez ao tocar muitas notas simultâneas.
Final
Semelhante ao que foi mostrado no vídeo parte 1, após terminar a voz, entra uma pequena parte de solo instrumental e retorna para o início do canto (casa 1).
Foram usados acordes em blocos, com as tétrades de F7M e com tríade de C maior , sem a 7a , somente adicionando a sua oitava.
Conclusão
Com o uso das tétrades, foi possível usar o arpejo de uma forma diferente do que da parte 1, já que temos 4 notas.
E mesmo predominando tétrades, em alguns momentos foram usadas as tríades por uma escolha de sonoridade. Desta forma vemos a importância do efeito causado apenas por adicionar ou não uma simples nota ( no caso formando a 7a maior ).
Confira o vídeo para mais detalhes :
Até a próxima!
0 comentário