Como tocar acompanhamento de melodia cifrada #3
Publicado por Denise Ogata em
Trocando a ordem das notas do acorde
Neste terceiro vídeo desta série sobre acompanhamento vamos ver como mudar os acordes em suas posições, ou seja, vamos estudar um pouco sobre as inversões.
Os exemplos usados são “Yesterday” (J.Lennon; P. McCartney) e “Eu não existo sem você” (T.Jobim; V.Moraes). Para facilitar a explicação, os exemplos serão baseados apenas em tríades.
As inversões
Antes de tudo, é preciso ter em mente quais são as notas que formam cada acorde e saber qual a relação de intervalo no acorde, ou seja, quem é a tônica, terça, quinta, sétima e assim por diante.
Quando invertemos o acorde, uma das notas troca de lugar, saltando 1 oitava acima ou abaixo. Assim, o acorde terá como nota mais grave não mais a tônica (como quando está na sua posição fundamental), mas teremos ou a 3a (resultando na chamada 1a inversão) ou a 5a (resultando na chamada 2a inversão). :
No caso das tétrades, teremos uma 3a inversão, em que a nota mais grave será a 4a nota da tétrade, por exemplo, em C7, a 3a inversão terá como nota mais grave o sib.
O encadeamento
Podemos fazer a transição de um acorde para outro de uma maneira suave, sem saltos através do encadeamento de acordes.
Neste processo, buscamos manter as notas comuns de cada acorde no mesmo local e movimentamos as demais. Caso não hajam notas comuns, procuramos as notas mais próximas para migrar de um acorde a outro.
Passando de C para Am, as notas Dó e Mi se mantém no mesmo lugar e, portanto, apenas ocorre o movimento da nota Sol para o Lá :
Exemplos das músicas com as inversões
Em “Yesterday” uma das opções contém tanto acordes na posição fundamental (acordes de F, Em, Dm) quanto invertidos (A, Dm,Bb, C,G). Com o encadeamento, teremos 1as e/ou 2as inversões e a presença e quantidade destas inversões dependerá da posição que escolhemos para o primeiro acorde. Note que Dm foi usado tanto invertido quanto na posição fundamental.
Como a música está na tonalidade de Fá maior, é interessante iniciar com o acorde na fundamental. Mas isto não é regra, apenas desta forma a nota mais grave que inicia a harmonização representa a tonalidade, ou seja, Fá:
Você pode conferir outras opções de encadeamento para esta música assistindo o vídeo. Clique aqui.
O outro exemplo “Eu não existo sem você” também utiliza inversões (Bm em 1a inversão; A em 2a inversão) e acordes nas suas posições fundamentais ( D, Em).
No destaque, na escrita da clave de fá, uma outra opção para o mesmo trecho, nos acordes de A (1a inversão) Em (2a inversão) e A novamente (1a inversão) :
Assim, muitas vezes é possível usar mais de um encadeamento para uma mesma progressão e, obviamente, o resultado das posições será diferente em cada encadeamento.
Como escolher as posições dos acordes?
Para saber qual posição devemos usar é muito importante estudar os acordes junto com a melodia. Isto quer dizer que é preciso ver a distância dos acordes e da direção que estão “caminhando” juntamente com as notas da melodia.
De maneira geral, colocar os acordes próximos da melodia pode fazer com que a mesma não se destaque. A não ser que seja esta a intenção, tocar o acompanhamento usando os acordes numa região mais aguda deixará a sonoridade sem o grave, que ajudaria a “realçar” a melodia.
Outro ponto é compreender como se comporta a progressão dos acordes. Ou seja, ver se há repetições, se os acordes formam uma linha ascendente, descendente ou mesmo usar a tonalidade da música como referência (assim como visto no exemplo de “Yesterday” para o acorde inicial).
Conclusão, dicas e o que mais?
Concluindo, para usar as inversões usamos o encadeamento dos acordes, encaixando cada nota que passa de um acorde a outro, buscando evitar os saltos e tocar notas próximas em cada troca.
Vimos também que podemos ter mais de uma opção sobre a posição dos acordes na hora de construir o acompanhamento e a importância da distância da melodia e as notas dos acordes.
DICAS :
experimente usar as inversões com músicas em que você já domine os acordes, assim fica mais fácil pensar nas posições e encadeamentos.
pratique consciente sobre quais posições dos acordes estão sendo utilizados e anote-os para não ter dúvida na hora de tocar.
Como próximos passos, vamos explorar outras maneiras de distribuir as notas usando arpejos, acordes quebrados e acordes abertos.
Até a próxima!
Baixe as partituras dos exemplos e faça este treino : CLIQUE AQUI
Assista também o vídeo para ver os exemplos completos e tocados no piano :
Imagem da capa : Pixabay
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