3 Exercícios de acompanhamento PARTE 2 : tríades e tétrades

Publicado por Denise Ogata em

Modo acompanhamento : parte 2

Este artigo traz os mesmos 3 exercícios para acompanhar uma melodia mostrados no post anterior, mas agora com acordes de trechos de músicas.

Lembrando que estes exercícios auxiliam no estudo da: 

  • independência das mãos
  • memorização de acordes
  • variação de um acompanhamento para uma mesma progressão 

A partir desta prática, você pode criar outros arranjos ao piano e aumentar as possibilidades de combinações sobre as notas da harmonia.

Vamos aos exercícios! 

Exemplo usados : acordes de “Hallelujah” (L. Cohen); “Someone like you” (Adele; D.Wilson); “Devolva-me” (L. Knapp/R.Barros)

Exercício 1 : com arpejos na mão direita e oitavas na mão esquerda.

Para acompanhar com tríades, use o ritmo com tercinas :

 

Exercício 1 usando tríades : acordes de “Hallelujah” (L.Cohen)

Para as tétrades, altere o ritmo da mão esquerda, (colocando um ponto na semínima)  e na mão direita, por serem 4 notas, use colcheias: 

Exercício 1 usando tétrades : acordes de “Devolva-me” (L. Knapp/R.Barros)

Exercício 2 : com acordes na mão direita e arpejos na mão esquerda.

Para as tríades,  faça o arpejo na extensão de duas oitavas: 

Exercício 2 usando tríades :  acordes de “Hallelujah” (L. Cohen)

No exemplo abaixo, temos na mão esquerda ao invés de arpejos, temos uma figuração melódica que usa também a tônica, a terça, a  quinta, a oitava, mas em variadas combinações, até com omissões da terça: 

  T 3 5 3                                              5 T 3 T

  T 5 8 5                                               T 5 8 5                                                     Exemplo com tríades : acordes de “Someone like you”(Adele; D.Wilson)

Para as tétrades, em compasso quaternário use o arpejo na mesma oitava : 

Exercício 2 usando tétrades : acordes de “Devolva-me” (L. Knapp/R.Barros)

Exercício 3 : com acordes e arpejos na mão direita e oitavas na mão esquerda.

Para as tríades : 

Exercício 3 usando tríades :  acordes de “Hallelujah” (L. Cohen)

Para as tétrades: 

Exercício 3 usando tétrades : acordes de “Devolva-me” (L. Knapp/R.Barros)

Observações :

Treine em andamento lento a moderado, se possível use o metrônomo para estudar! 

Aplique estes mesmos padrões em outros trechos destas músicas e em outras progressões de acordes.

DICA : use o pedal para para um efeito sonoro de maior preenchimento, principalmente nos arpejos.

Se quiser assistir em vídeo, este é o segundo da série. No próximo, vou mostrar estes exercícios e exemplos em modo piano solo. 

Até lá! 

Categorias: Arranjo

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial