3 Exercícios de acompanhamento PARTE 2 : tríades e tétrades
Publicado por Denise Ogata em
Modo acompanhamento : parte 2
Este artigo traz os mesmos 3 exercícios para acompanhar uma melodia mostrados no post anterior, mas agora com acordes de trechos de músicas.
Lembrando que estes exercícios auxiliam no estudo da:
- independência das mãos
- memorização de acordes
- variação de um acompanhamento para uma mesma progressão
A partir desta prática, você pode criar outros arranjos ao piano e aumentar as possibilidades de combinações sobre as notas da harmonia.
Vamos aos exercícios!
Exemplo usados : acordes de “Hallelujah” (L. Cohen); “Someone like you” (Adele; D.Wilson); “Devolva-me” (L. Knapp/R.Barros)
Exercício 1 : com arpejos na mão direita e oitavas na mão esquerda.
Para acompanhar com tríades, use o ritmo com tercinas :
Para as tétrades, altere o ritmo da mão esquerda, (colocando um ponto na semínima) e na mão direita, por serem 4 notas, use colcheias:
Exercício 2 : com acordes na mão direita e arpejos na mão esquerda.
Para as tríades, faça o arpejo na extensão de duas oitavas:
No exemplo abaixo, temos na mão esquerda ao invés de arpejos, temos uma figuração melódica que usa também a tônica, a terça, a quinta, a oitava, mas em variadas combinações, até com omissões da terça:
Para as tétrades, em compasso quaternário use o arpejo na mesma oitava :
Exercício 3 : com acordes e arpejos na mão direita e oitavas na mão esquerda.
Para as tríades :
Para as tétrades:
Observações :
Treine em andamento lento a moderado, se possível use o metrônomo para estudar!
Aplique estes mesmos padrões em outros trechos destas músicas e em outras progressões de acordes.
DICA : use o pedal para para um efeito sonoro de maior preenchimento, principalmente nos arpejos.
Se quiser assistir em vídeo, este é o segundo da série. No próximo, vou mostrar estes exercícios e exemplos em modo piano solo.
Até lá!
0 comentário